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Teste A/B para e-mail marketing
12/11/2010 - 18:03
Por Ricardo Cabianca

Qual √© o melhor dia para enviar seu e-mail marketing?¬†Dias da Semana?¬†Fins de semana?¬†Que horas?¬†De manh√£ cedo ou √† tarde?¬†Que tipo de assunto funciona melhor?¬†Algo voltado para venda?¬†Ou algo mais sutil e¬†informativo?¬†As pessoas v√£o abrir seu email se voc√™ incluir “gr√°tis” no assunto?¬†A √ļnica maneira de saber com certeza √© a experi√™ncia com as suas campanhas.¬†A forma mais comum de experi√™ncia √© executar um teste A/B.

O teste A/B consiste em enviar dois ou mais formatos da mesma campanha para pessoas diferentes a fim de medir o desempenho de cada uma dessas.

Algumas ideias para execução de teste A/B:

  • Que dia da semana voc√™ recebe melhores taxas de abertura?
  • Que hora do dia funciona melhor para suas campanhas de promo√ß√£o?
  • Que dia / hora que funciona melhor para enviar sua newsletter?
  • Qual √© o estilo linha de assunto funciona melhor?
  • Sua linha de assunto sempre deve incluir o nome da empresa?¬†Ou deveria ser uma linha longa e descritiva detalhando o que est√° dentro da mensagem?
  • √Č melhor usar o nome da sua empresa na linha “De” ou o nome de um ser humano?

As principais m√©tricas utilizadas para saber o sucesso de uma campanha de e-mail marketing √© taxa de abertura e a taxa de cliques. Com o teste A/B voc√™ pode testar qual campanha de e-mail marketing funciona melhor, fazendo pequenos ajustes a fim de otimiz√°-la para receber um maior n√ļmero de abertura e cliques.

5 dicas para realizar um bom teste A/B:
1. Identifique seus objetivos de teste: você deve compreender claramente o que você quer melhorar: taxa de abertura, a taxa de clique ou taxa de conversão.

2. Pense em como atingir os objetivos: depois de decidir o que você quer melhorar, pense as variáveis que você vai testar. Para melhorar a taxa de abertura, considere testar o nome de envio e de linha de assunto do email. Para testar a taxa de cliques, teste seu design, e-mail e formato.

3. Criar grupos de teste aleat√≥rio.¬†Se voc√™ mant√©m um grupo de controle, voc√™ vai querer enviar as vers√Ķes de teste do seu e-mail para esse grupo.

4. Teste um elemento por vez: dessa forma, você sabe exatamente o impacto desse elemento em sua campanha.

5. Planeje as mudanças para cada teste: se você quiser realizar vários testes sobre o mesmo e-mail, pense com antecedência o que irá mudar as variáveis em cada teste.

Fonte: BNS Email Marketing

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