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Pesquisa sobre email marketing releva que poucos planejam métodos mais avançados de atrair o consumdior
25/03/2010 - 19:09
Por Ricardo Cabianca

E-mail é uma ferramenta de marketing já muito testada, mas o crescente volume dos que são mandados para a lixeira e marcados como spam mostra que os profissionais de marketing devem encontrar formas para se manter relevantes para os consumidores.

O “Censo 2010 da Indústria de E-mail Marketing” da Econsultancy e da Adestra descobriu que enquanto a maioria dos comerciantes em todo o mundo estavam usando técnicas básicas de segmentação e limpeza da sua base de e-mail regularmente, outras práticas mais avançadas, como uso de vídeo, segmentação por comportamento, estimular que os consumidores comentem sobre os produtos entre outras foram executadas apenas por uma minoria dos entrevistados.

E-Mail Marketing Best Practices Among E-Mail Marketers* Worldwide**, February 2010 (% of respondents)

Alguns estavam planejando adotar mais técnicas, incluindo a segmentação avançada (42%), personalização (37%) e direcionamento comportamental (34%). Estes são os mesmos métodos que os entrevistados de uma pesquisa do GetResponse disseram que iriam usar para atrair a atenção dos consumidores este ano.

A integração com as mídias sociais também está se tornando cada vez mais importante para o e-mail marketing. Enquanto 37% dos entrevistados da Econsultancy promovem o intercâmbio social do conteúdo do e-mail, outros 31% estão planejando adicionar esta funcionalidade.

As taxas de utilização foram semelhantes entre as pequenas e médias empresas de marketing em os E.U.A entrevistadas pelo GetResponse.

Social Media and E-Mail Marketing Integration Tools Used by SMB Marketers Worldwide, 2009 & 2010 (% of respondents in each group)

Os relacionamentos sociais também estão se tornando bidirecionais: os comerciantes não estão apenas incentivando os usuários a seguir ou serem fãs de suas marcas, mas também estão incluindo os links do e-mail marketing dentro das redes sociais onde estão presentes. A integração entre os dois canais significa mais oportunidades para os consumidores interagirem com as marcas da forma que eles escolherem.

E você, o que está fazendo de diferente para a sua marca?

Fonte: BNS Email Marketing

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