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O novo mercado da gestão de lojas virtuais. A aposta em uma parceria de sucesso.
01/01/2010 - 17:10
Por Ricardo Cabianca

A internet tem dessas coisas, um mercado novo em ascensão e que provoca o surgimento de novos segmentos de empresas e novas posições profissionais.

E dentro deste mercado web, sem dúvida nenhuma o segmento do comércio eletrônico é o que vem experimentando os maiores índices de crescimento, se compararmos o seu “universo paralelo” que é o comércio off line. Para ilustrar este crescimento, no natal de 2009 as lojas virtuais cresceram cerca de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as lojas físicas cresceram apenas 6,8%.

A WB4B/C’ Negócios Online está inserida neste novo mercado web, sobretudo neste grande segmento do comércio eletrônico. Mas de uma forma diferenciada e que vem tomando corpo, juntamente com outras poucas empresas que vem se especializando nesta área. Trata-se da gestão completa de uma operação de comércio eletrônico.

Na verdade são duas divisões ligadas ao comércio eletrônico que ocupam o primeiro e segundo postos no faturamento da WB4B/C’: o serviço de terceirização da operação online de uma loja virtual e o serviço de implantação de uma loja utilizando as ferramentas desenvolvidas pela própria empresa.

Mas o destaque está na estrutura de terceirização da operação online de uma loja virtual, identificada na empresa como Gestão Ecommerce, que já existe há 5 anos, quando conquistamos nossa primeira loja, neste caso a LojasKD, atualmente uma das melhores lojas especializadas em móveis na internet.

Esta estrutura é composta por profissionais multidisciplinares, mas relacionados ás suas áreas específicas, sendo marketing, produtos, design e tecnologia. O que fazemos é constituir um “departamento de ecommerce” para a empresa contratante, minimizando desta forma o investimento de largada de uma operação online. Mas o grande valor deste modelo de negócio é a união das duas empresas, a nossa e o varejista/indústria.

Esta união – que é planejada por um bom tempo até a concretização – se dá na troca de expertises, onde a WB4B/C’ coloca seus 10 anos de experiência a disposição do varejista/indústria, que em contrapartida soma toda a sua experiência no seu mercado de atuação e produtos. Desta forma, a aceleração de crescimento do negócio é muito maior do que se uma das partes tentasse iniciar sozinha a operação de uma loja virtual.

O ano de 2009 foi fechado com um crescimento muito maior do que o esperado. A WB4B/C’ Negócios Online finalizou este período com quatro operações online na área de Gestão Ecommerce (o dobro em relação a 2008) e mais três lojas implantadas em segmentos diferentes, o que provocou o crescimento da estrutura total, que atualmente conta com 33 profissionais. Toda esta estrutura também foi alavancada por outros produtos e serviços oferecidos pela empresa, tais como a solução de Email Marketing (BNS), a gestão de email marketing e desenvolvimento de soluções sob demanda.

A divisão de Gestão Ecommerce da WB4B/C’ vem crescendo a passos largos e são os números que comprovam isto.

Atualmente somos os responsáveis pela operação de ecommerce das seguintes lojas: LojasKD, especializada em móveis; Sepha Perfumaria, especializada em perfumes, cosméticos e tratamento; Loja Maxipas, especializada em equipamentos de proteção individual (EPI) e MadeiraMadeira, primeira loja online especializada em pisos e revestimentos.

Somando o resultado destas quatro operações, a WB4B/C’ alcançou os seguintes números:

  • Mais de 10 milhões de acessos
  • Mais de R$ 14 milhões em vendas
  • Cerca de 100.000 clientes

Já em 2010, a divisão de Gestão Ecommerce inicia com mais duas lojas que serão implantadas até o mês de março, aumentando esta operação para o total de 06 lojas. E a previsão é chegar até o final do ano com 08 lojas gerenciadas pela empresa, dobrando desta forma o resultado deste segmento.

Em 2010 teremos a entrada das indústrias no mercado do comércio eletrônico.

E neste novo ano já estamos verificando uma visão mais clara das indústrias em relação a uma loja virtual, que perceberam neste nicho de mercado a possibilidade de se gerar mais resultados, sem é claro competir com seu próprio trade. E com isto, não temos como deixar de prever que o segmento das lojas virtuais vai continuar com este franco crescimento, tanto pela entrada de novos players neste mercado, quanto pelo amadurecimento dos próprios consumidores e o fortalecimento das estruturas de forma de pagamento, sobretudo da logística.

E é nisto que a WB4B/C’ aposta para esta nova década. Sem dúvida nenhuma pela força de todos seus profissionais, que fazem parte desta aposta, desenvolvendo um novo mercado, criando novos conhecimentos, se esforçando para gerar novos e positivos resultados. E principalmente agradecendo as empresas que da mesma forma estão acreditando junto conosco neste crescimento.

Fonte: Blog do Ca’Bianca » Corporativo

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