Home / Conteúdo / É Meio Marketing

É Meio Marketing
12/11/2007 - 11:28
Por Ricardo Cabianca

Desde 1999, e principalmente a partir de 2000 – quando começou exatamente o boom do eMail Marketing, nós convivemos com o igualmente famoso Spam. Este assunto inclusive é motivo para dezenas de debates nas diversas listas de discussão sobre marketing, comunicação e internet. Depois de alguns anos convivendo com isto, cheguei a uma conclusão que gostaria de expor.

Acredito que o Spam é por definição, uma invasão da privacidade alheia, condição particular da Internet. Como muito bem colocado pela ABEMARK (Associação Brasileira de Email Marketing) o Spam custa dinheiro para o internauta, que paga pelo acesso e encontra sua caixa postal entupida, prejudicando o recebimento de e-mails importantes e relevantes.

Mas ao mesmo tempo, infelizmente o Spam consegue atingir seu objetivo principal, ou seja, dar um tiro de canhão para acertar uma mosquinha. É por isso que eu chamo esta prática de MEIO MARKETING. O fato é que marketing nunca deve ser feito pela metade e sim por inteiro. Marketing pela metade tem metade do resultado positivo e a outra parte – como é natural – recebe o selo negativo e no nosso mercado, o resultado negativo de uma ação de marketing é potencializada e divulgada aos quatro cantos. Alguém por acaso já viu outro alguém comentar sobre um sucesso da ação de Spam? Muito pelo contrário, sempre ouvimos as pessoas comentando negativamente que a empresa X usou o Spam.

O marketing por inteiro do eMail Marketing tem como princípio a autorização (opt-in) e principalmente a segmentação no envio da mensagem. Com estas duas táticas, os resultados são surpreendentes e com toda a certeza, caso exista algum resultado negativo – um alguém que recebeu a mensagem e não queria – não derruba o sucesso.

O Meio Marketing do Spam tem resultados catastróficos para a empresa que pratica, pois como é de conhecimento de todos, se custa X conquistar um cliente, este valor é multiplicado por 12 para reconquistá-lo e não conheço nenhuma empresa com esta disposição.

O eMail Marketing tem a qualidade de oferecer produtos e serviços relevantes e por isso é uma prática que atua diretamente no relacionamento entre empresas e seus consumidores. Gerando o relacionamento perfeito, certamente a empresa atinge o alto nível – que entendo ser a fidelização. O melhor dos mundos para ambos os lados.

Portanto, pense muito bem antes de praticar o Meio Marketing do Spam.

Fonte: BNS Email Marketing

WB4B/C’ | Negócios Online - Av. Vicente Machado, 115 - Cj 1 - Centro - Curitiba - PR - (41) 3029.5624