Home / Conteúdo / Como fazer marketing por email sem ser spam.

Como fazer marketing por email sem ser spam.
26/06/2008 - 16:14
Por Ricardo Cabianca

O título deste texto é exatamente o que é apresentado no site Antispam.br, entidade criada para tentar criar as boas práticas do email marketing.

São apenas 6 tópicos muito simples, mas carregados de bom senso, o que infelizmente falta em grande parte do mercado - tanto dos fornecedores de soluções para campanhas de email marketing, quanto de empresas que acham que estão praticando excelentes estratégias, enviando email…

Veja quais são:

  1. Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
  2. Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta.
  3. Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
  4. Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
  5. Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.
  6. Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.

São pequenos detalhes, como falei antes, de bom senso. E que certamente terão impacto nos resultados das suas campanhas de email marketing, certamente muito positivos!

Fonte: BNS Email Marketing

WB4B/C’ | Negócios Online - Av. Vicente Machado, 115 - Cj 1 - Centro - Curitiba - PR - (41) 3029.5624